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Por João Alberto Costenaro

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segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quatro toques para uma reunião motivacional

Mapa da Mina

Quatro toques para uma reunião motivacional

Os resultados de vendas em geral são dependentes do estado motivacional do vendedor. A quantidade de “nãos” que ele recebe todos os dias termina por colocá-lo em um estado ruim se não houver apoio. É de muito ganho para todas as partes que o líder faça reuniões periódicas com foco na melhoria  motivacional do grupo.

Para conseguir que uma reunião seja motivacional há vários componentes que precisam ser considerados.

O tema

            Embora muitos sejam os temas possíveis, eles não fugirão muito destes:

Tema de resultados (passado) — Como parte da comemoração de resultados positivos até a data. Onde se valoriza o grupo e se reconhece os indivíduos, com destaque aos desempenhos excepcionais.

Tema de mudanças (futuro) — Em função da divulgação de atendimento de expectativas do grupo, em mudanças que os beneficiem: novos produtos, novos preços ou promoções, novas formas de atender o cliente, facilidades tecnológicas, campanhas de vendas com premiação, melhorias em geral.

Tema de formação — Todo aprendizado que pode mudar o resultado do vendedor para melhor. Se for ensinado de maneira criativa e dinâmica, melhor ainda

Tema motivacional puro — Gerar alegria, comprometimento, dedicação, camaradagem, disposição para a luta, aumentar o volume de trabalho, competição, garra, e também aumentar a auto-estima do grupo e do indivíduo, etc.

O processo

Local apropriado — Atenção para o conforto das pessoas. A menos que se queira passar a mensagem de que o grupo não é importante para a empresa.

Horário — Observação do horário combinado para o início e da duração,  que seja conveniente para a maioria.

Objetividade — Falar o mínimo necessário, explicar com clareza o que está sendo exposto. Não se repetir em relação ao que já foi falado em reuniões anteriores (efeito disco riscado).

Ação para todos — Colocar o grupo para agir através de exercícios, discussões e dinâmicas de grupo.

Oportunidade de se manifestarem — Dependendo do tamanho do grupo, individualmente ou como representante de um subgrupo.

Os recursos

Explanação verbal  cuidadosa, pré-preparada, objetiva, direcionada.

Uso dos instrumentos de multimídia, como som e apresentação em PowerPoint.

Vídeo motivacional coerente com o tema da reunião.

Trecho de filme comercial que exemplifique o que está sendo mostrado.

Textos que, por bem escritos sobre o tema, justificam sua leitura.

Utilizar histórias de sucesso do próprio grupo, da história da empresa ou geral, nesta ordem de importância.

Apresentação de metáforas leva o grupo a conclusões sobre o tema ou fazem o grupo refletir sobre algum comportamento solicitado.

As dinâmicas de grupo são poderosas ferramentas pedagógicas. Toda a educação básica de um vendedor, por exemplo, pode ser ensinada de forma magnífica por meio de dinâmicas. Também podem ser usadas para posicionar o grupo em um determinado estado de espírito como para gerar aquecimento, alegria, descontração, aproximação, etc.

O Ambiente Geral

Como estamos falando de motivação, é sempre importante lembrar que para as pessoas estarem motivadas em um trabalho precisam, em primeiro lugar, ter seus objetivos pessoais, desejos e necessidades alinhados com os objetivos da empresa. Por exemplo, se alguém é voltado para a possibilidade de encarreiramento e a empresa não dá está oportunidade, não haverá motivação duradoura para esse indivíduo. Sabemos que as possibilidades de desalinhamento são muitas. Cabe à empresa fazer um trabalho de ajuste para que todos caminhem para a mesma direção.

A motivação frutifica mais quando os colaboradores apresentam alguns comportamentos chave, porém não se impõe mudança comportamental sem que o indivíduo concorde internamente com ela.

As pessoas não irão melhorar seu desempenho ou atitude de forma constante se forem tratadas aos gritos ou chutadas pelo traseiro. Trarão resultados crescentes e constantes se forem apoiadas a desenvolverem suas próprias estratégias de atuação na organização.


Por João Alberto Costenaro

Artigo para a revista VendaMais de Março de 2008.

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